segunda-feira, 9 de julho de 2012


Pegue 15 minutos todos os dias para fazer o declutter de uma área, livrar-se de 27 coisas e limpar os seus hotspots são algumas das ferramentas mais poderosas que você pode usar para ter uma casa em paz.
Lembre-se: Você não pode organizar uma tralha, você só pode organizar aquilo que ama!
Abaixo estão as dicas da FlyLady para fazer um declutter. Coloque sua casa em uma dieta, uma que eliminará as tralhas da vida dela!

Quando fazer o Declutter
Decida com que frequência você fará o declutter de uma zona. Faça um pouco a cada dia, usando um timer. Mas atenção: Isso pode se tornar uma compulsão! Uma vez que você comece, você quererá se livrar de todo o clutter de uma vez só. Não se queime! Faça somente um pouco por vez. A casa não ficou suja da noite para o dia e não se limpará da noite para o dia. Você só pode ajustar o seu timer para dois declutter por vez. Seu objetivo pode parecer inalcançável agora, mas você pode ir fazendo aos poucos. Em alguns poucos meses a casa inteira estará sem tralha.

Fazer Declutter no que
Faça as seguintes perguntas a si mesma para identificar suas tralhas:
- Eu amo esse objeto?
- Eu o usei no ultimo ano?
- Isso é realmente lixo?
- Eu tenho outro igual que é melhor?
- Eu devo realmente ter dois?
- Tem valor sentimental ou só me sinto culpada e fico triste quando eu o vejo?
Limpe esse cômodo de tudo que não te faça sorrir! Se você não ama algo, livre-se dele! Liberte-o para que possa ser amado por outra pessoa.

Fazendo o Declutter de objetos
Você precisará de sacos de lixo, caixas, pilots e panos para pó. Escreva em uma caixa: Doação, na outra Lixo e numa terceira Guardar. Forre a caixa “Lixo” com um saco de lixo. Ajuste o seu timer para 1 hora (ou 30, 15 ou 10 minutos – não importa quanto tempo). Faça o serviço o mais rápido que puder e não retire do local mais coisas do que você pode arrumar neste tempo.
Quer dizer: somente uma gaveta, uma porta de armário, até uma prateleira em uma porta de armário, um porta revistas. Não faça tudo de uma vez!

Comece na entrada do cômodo
Comece pela entrada do cômodo e siga no sentido horário, não pule um hotspot. O que estiver por perto faça!

Fora Declutter 
Com as caixas nos seus pés e um pano de pó em suas mãos, comece limpando e se livrando das coisas que não pertencem àquele cômodo. Coloque o lixo na caixa chamada “Lixo”, doações na chamada “Doações” e as coisas que pertencem aos outros cômodos da casa na caixa: “Guardar”.
Não se preocupe você não tem que colocar tudo em seus devidos lugares agora. Na hora que você terminar, tudo estará em seu lugar!

Livre-se do Lixo
Quando a caixa “Lixo” ficar cheia, retire o saco de lixo, feche e coloque direto na lata de lixo, na lixeira do prédio ou onde quer que seu lixo seja depositado. Coloque um novo saco na caixa “Lixo” e continue voando até que o tempo se acabe.

Doações
Quando a caixa de Doações estiver cheia, feche-a e a coloque no seu carro. A próxima vez que você sair, você poderá doá-la. Não guarde as suas tralhas para um brechó ou venda de garagem, você será abençoada por fazer essa doação. O valor pode ser dedutível do seu imposto de renda. Lembre-se você está tentando se livrar da sua tralha, não realocá-la em outro cômodo. Agora pegue outra caixa, escreva “Doações” e volte ao trabalho.

Guardar
Quando a caixa “Guardar” ficar cheia, pegue-a nos braços e percorra a sua casa colocando os itens nos seus respectivos cômodos. Se eles tiverem lugares, coloque-os nos respectivos lugares, se não os deixe nos cômodos. Quando você tiver concluído, você terá um lugar para cada coisa e cada coisa estará guardada em seu lugar.

Acabar o tempo acabar
Quando o tempo acabar, você deve colocar as caixas de lado, mas primeiro você precisa esvaziá-las. Vá o mais rápido que puder!

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário