quarta-feira, 11 de julho de 2012

Você está caindo da carroça? Sente que não está tendo progressos? Esse texto é leitura obrigatória uma vez por semana! Você já leu isso?
- Fly Lady

Vamos começar quando o nosso pé encosta no chão. Não, vamos voltar para a noite anterior, pouco antes de deitar.
1. Você fez a sua rotina noturna?
A beleza da rotina noturna é que você está um passo a frente do próximo dia. Ela só dura alguns minutos, uma vez que você comece. Reveja o seu Control Journal antes de ir dormir, guarde o que você precisa fazer no próximo dia bem fresco em sua mente para a próxima manha. Assim, quando você acordar saberá o que precisa ser feito.

2. Você fez sua rotina matinal?
O dia já amanheceu. Você provavelmente está pensando que não há nada melhor do que passar metade da manha na cama, mas isso nem sempre é verdade. Lembra-se como você se sente culpada quando faz isso? A maioria de nós é forçada a uma manhã não tão boa. Nós nos causamos isso por não descansarmos o suficiente durante a noite. Como resultado acordamos mal humoradas e resmungonas. Nossa felicidade depende de termos uma boa noite de sono. Ir para a cama na hora certa e acordar 15 minutos antes nos dará um bom inicio de dia com nossa rotina matinal!

3. Dicas para a Cozinha:
Vamos falar da cozinha um pouquinho. Se a cozinha está limpa, o resto da casa se mantem limpo também  Em outras palavras: sua casa está do mesmo jeito que sua cozinha. Considere isso: janelas quebradas numa cidade. Se as janelas não forem consertadas, o bairro ficará feio. Será mais propenso a crimes e outros prédios podem ruir, mas se as janelas forem consertadas imediatamente o bairro não será afetado, ou melhor infectado. Uma cozinha suja infecta os outros cômodos. Esforce-se para manter sua cozinha arrumada:
   - Esvazie a maquina de lavar louça assim que entrar na cozinha (desse jeito você sempre terá lugar para os pratos sujos)
   - Sempre mantenha a sua pia limpa e brilhante (se sua pia estiver limpa você hesitará na hora de colocar louça suja nela)
   - Use sempre um pano de prato limpo e um pano de prato para cada dia
   - Habitue-se a sempre secar sua pia depois de usar (com um pano de prato limpo).
   - Encha a pia com água quente e sabão quando for começar a cozinhar (isso ajudará a limpar depois). Se não os pratos se acumularão! Lave-os e coloque-os na maquina de lavar louça. Seu contador permanecerá zerado e quando a comida estiver pronta, tudo que terá que fazer é colocar a louça do jantar na máquina.
   - Esvazie suas lixeiras
   - Feche as portas dos armários
   - Mantenha os produtos que usa para limpar a pia sempre a mão
   - Transforme a limpeza da mesa depois da refeição em uma tarefa de todos. Cada pessoa deve levar seu próprio prato para a cozinha, retirar os restos de comida e colocar na maquina de lavar. Essa é outra atividade que as crianças podem fazer!

4. Planejamento de Cardápio:
Isso é difícil! Tente isso: Pegue um calendário e anote todas as comidas que você fará num mês. No fim desse mês, você terá uma agenda com o que consertar. A partir desta agenda você poderá fazer seu cardápio e sua lista de compras. Lembre-se de listar inclusive o que você comeu em restaurantes. Isso também faz parte do seu cardápio. Uma vez que você tenha a comida correta na sua casa, você estará mais apta a cozinhar. Saber o que foi planejado para o dia te ajuda a manter o rumo. Nosso maior problema é termos que pensar sobre o que comeremos. Quando isso acontece, acabamos comendo fora. Mantenha uma “lista mestre” de compras perto da sua geladeira. A lista mestre é uma lista com tudo que você pode comprar para sua casa. Você pode dividir em categorias, ordem alfabética, na ordem que você armazena, qualquer coisa que funcione para você! Quando algum produto estiver acabando, apenas marque na sua lista, depois, no dia de fazer compras, pegue essa lista, e compre o que está acabando. Outra dica: Limpe sua geladeira um dia antes de você ir as compras, assim você terá um local limpo para colocar sua comida além de ser mais fácil limpar uma geladeira vazia.
Também se lembre de jogar fora o que estiver estragado, mantenha seu contador zerado, assim não se sentirá sobrecarregada precisando guardar as novas comidas e jogar outras fora.
Nem preciso dizer para arrumar primeiro as coisas de geladeira.

5. Pilhas de Papel:
Cartas costumam ser uma grande pilha de problemas! Resolva isso usando a politica do “Faça agora” como descrito pelo QM da FlyLady:
   - Veja as cartas assim que as recebe.
   - Só as abra com seu calendário, cartões e lixos perto (assim você já cataloga direto)
   - Tenha um local para as contas e as coloque lá!
   - Tenha um dia de pagamento e o mantenha. Os dias de pagamento da FlyLady são: 1º e 15º a cada mês.
   - Verifique o seu extrato bancário no dia que receber
   - Coloque os anúncios, catálogos etc. na sua cadeira para você olhar quando der um intervalo. Não deixe que a pilha cresça! Os olhe na próxima vez que se sentar, aproveite o que quiser e jogue o resto fora.
Aliás, a politica do “Faça agora” serve para a maior parte das coisas, não só cartas!

6. Lavanderia: Você sabe quando lavar roupas?
Vá, dê a suas roupas a atenção que elas merecem. Se não, você sofrerá as consequências depois. A pilha vai crescer e sair do controle. Aqui vão algumas dicas:
   - Classificando-as: Se você classificar suas roupas sujas na hora de lavar demorará mais e você acabará não fazendo. Tente isso: Tenha 3 cestos no local onde você guarda as roupas sujas. Um para as roupas brancas, outro para coloridas e o terceiro para delicadas. Assim que você retirar a roupa, coloque no cesto correspondente. Em seguida guarde o que pode ser usado novamente. É o principio do “Faça agora”, qualquer criança pode aprender a fazer isso!
   -  Lavando-as: Só lave a roupa se você tiver tempo para tudo: lavar, secar, passar, dobrar e guardar.
   - Secando-as: sempre as retire da secadora assim que ouvir o beep. Isso te poupará de passar algumas peças.
   - Dobrando-as: dobre-as assim que as retirar da secadora
   - Guardando-as: Ninguém gosta de viver pegando roupas em cestos. Tenha um local para tudo, mesmo que você tenha que etiquetar as prateleiras por um tempo até você se acostumar a guarda-las no local correto.

7. Mais dicas para a lavanderia:
   - compre roupas de fácil manutenção
   - compre vários pares de meias da mesma cor, para facilitar a junção
   - sempre que tirar as meias, deixe-as do lado certo

8. Dicas para o banheiro:
   - Mantenha a escova de vaso sanitário ao lado do vaso
   - Mantenha um limpa-vidros, tolha de papel e outros produtos de limpeza a mão. Isso quer dizer em cada banheiro, assim você poderá limpá-los sempre que quiser.
   - Limpe a sua pia diariamente

9. Dicas para o Quarto (para limpeza!):
  - Adquira o hábito de fazer sua cama assim que possivel, ou seja: assim que não tiver mais ninguem dormindo nela. Isso te ajudará a não voltar para a cama.
   - Retire o pó diariamente
   - Passe aqueles rolinhos de retirar pelos sobre a cama (para aqueles que tem animais de estimação)

10. Dicas para as Salas (Jantar, Estar, TV):
   - Jogue fora os jornais diariamente
   - Retire o pó diariamente
   - Arrume as almofadas do sofá
   - Jogue as coisas fora quando acabarem
   - Não retire os seus sapatos na sala

11. Dicas para o carro:
   - Mantenha-o vazio. Isso é difícil, mas descarregue seu carro sempre que sair
   - Não coma no carro. Desse jeito você não terá lixo para jogar fora.
   - Sempre encha o seu tanque todo, assim ganhará tempo em percursos longos.
   - Verifique o óleo diariamente.

12. Dicas para Trabalhos manuais: 
   - Espalhe somente o que vai usar no tempo pretendido. A não ser que você tenha um cômodo somente para este propósito.  Então guarde tudo no seu devido lugar.
   - Guarde tudo assim que terminar.

13. Permanecendo no sistema:
   - Estabeleça um objetivo e trabalhe para alcançá-lo. Ajuste um timer se preciso.
  - Estabeleça uma rotina para  suas tarefas domésticas. Quando você chegar à cozinha, metade do seu trabalho  já poderá estar terminado. A rotina evita que você precise pensar sobre o que deve fazer a seguir.
   - Estabeleça um novo hábito a cada mês. Leva 21 dias para formar um hábito, mas para nós, que somos SHE´s, leva 28 dias.



Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário